terça-feira, 2 de março de 2010

Igreja Católica S/A

A notícia não é da hora, mas segue o meu comentário: diz que D. Orani Tempesta, ex-arcebispo de Belém e atualmente na comarca do Rio de Janeiro, vai processar a Columbia Pictures por "uso indevido" da imagem do Cristo Redentor no filme "2012". Não vi o filme e nem pretendo, pois tudo indica que é um genérico dos outros filmes apocalípticos do diretor Roland Emmerich.

Mas a disposição da Igreja Católica de processar o estúdio pode ser classificada de insana ou oportunista. Como assim, o Cristo Redentor é propriedade da Igreja? Não foi o Governo do Rio de Janeiro que construiu o monumento? Creio que o uso da imagem do principal cartão-postal do Brasil é livre, pois tornou-se um ícone da topografia mundial, largamente utilizado em uma série infinita de imagens. Imagina se a Igreja resolvesse pedir indenização de pintores, fotógrafos, designers e outros artistas que utilizam a imagem do Cristo?

Fica evidente que a esperta Igreja Católica está mesmo é querendo faturar mais um pouco. Já até incorporou Cristo como sua propriedade privada...

Nenhum comentário: